Bairros da Terra Firme e Guamá recebem ação de intensificação da vacina contra sarampo em Belém

Após esta etapa, a ação se encerrará nos bairros Cremação e Condor, nos dias 16 e 17 de janeiro.

Criança recebendo vacina contra o sarampo Marcelo Camargo/Agência Brasil Os bairros da Terra Firme e Canudos recebem até quarta-feira (15) a nova etapa da intensificação de vacinação contra o sarampo com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Cerca de 30 postos estarão montados em diversos estabelecimentos e espaços de parceiros para facilitar o acesso da população à vacina e funcionarão das 9 às 15 horas.

Pessoas de seis meses a 49 anos são os alvos da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ressalta que a vacinação é a única forma de prevenção contra o sarampo.

Após esta etapa, a ação se encerrará nos bairros Cremação e Condor, nos dias 16 e 17 de janeiro. Em 2019, foram notificados 291 casos suspeitos de sarampo em todo o município de Belém, dos quais 56 foram confirmados, 50 descartados e 185 seguem em investigação.

Nenhum óbito foi registrado.

Do total de confirmados, 35 foram no distrito Dagua, principalmente nos bairros da Condor (13) e Guamá (10).

Já nas primeiras semanas de 2020, a Sesma já notificou 42 casos suspeitos, que ainda estão em investigação. Total de casos Foram notificados em todo o Brasil 57.5619 casos suspeitos de sarampo em 2019, mas os confirmados correspondem a 23,4% desse total.

Mais de 32% desses casos permanecem sob investigação.

O país teve dois surtos diferentes, um no início do ano concentrado na região Norte, e outro mais para o fim do ano, e mais difuso. Considerando o último período analisado pelo Ministério, 17 unidades da federação identificaram o vírus do sarampo em circulação.

Categoria:Pará